Perguntas mais frequentes dos consumidores
 

1) O lado fosco do papel alumínio está sujeito à contaminação?
Não há associação de contaminação do lado fosco do "papel alumínio", pois o produto tem essa característica em função do processo de fabricação. A diferença entre o lado fosco e brilhante é apenas o aspecto visual.

2) Qual é o lado certo para usar o papel alumínio em contato com o alimento, o fosco ou o brilhante?
O"papel alumínio" pode ser utilizado tanto do lado fosco quanto do lado brilhante, dependendo da sua utilização o lado brilhante refletirá mais calor.

3) O alumínio pode derreter numa temperatura alta em forno doméstico? Qual é a temperatura de "derretimento" do alumínio?
A temperatura de fusão do alumínio é de 660ºc e sua temperatura de ebulição é de 2450ºc.

4) O alumínio tem prazo de validade?
Não, para garantir as condições gerais do alumínio deve-se evitar contato com outros metais não-ferrosos ou aços durante o armazenamento. o alumínio, bem como outros metais, é atacado pela corrosão quando a água fica retida entre as folhas ou pela embalagem. Caso não haja uma ventilação adequada, ocorrerá uma reação química, cujo resultado será a oxidação, sem efeito significativo na resistência mecânica do alumínio.

5) O uso de protetor para fogão (folha específica) pode manchar a base dos fogões? Que cuidados devem ser recomendados para evitar manchas? Por que a Multibrás desaconselha o uso do produto?
Caso ocorra o derramamento de qualquer líquido ou alimento sob folha de alumínio, o fogão deve ser desligado e limpado imediatamente para evitar manchas e entupimento, conforme recomendações dos fabricantes de fogão. O protetor de fogão deve ser trocado regularmente, pois trata-se de um produto descartável. Os fabricantes de fogão orientam que o uso incorreto do alumínio, principalmente do papel alumínio que não é apropriado para proteger o fogão, podem entupir a saída de gás, prejudicando a performance da chama e sua segurança além de manchar a mesa em inox. quando utilizado de forma correta, o protetor de fogão até contribui para a economia de gás. Este produto não causa manchas nos fogões, pois não possui nenhuma pintura de proteção adicional.

6) O alumínio pode ir ao forno de microondas?
Como as paredes do forno são metálicas, o alumínio não deve esbarrar nelas com o microondas funcionado, para que não surja um arco voltaico, conhecido como "faiscamento". Se o microondas tiver uma grelha para dourar, que também é metálica o mesmo cuidado se aplica, não devendo o alumínio tocá-la diretamente. Portanto, utilizando de forma correta, as embalagens de alumínio podem ser utilizadas no microondas, principalmente pela conveniência de irem diretamente do freezer para o forno, e, é no forno microondas que o alumínio mostra algumas de suas características mais interessantes (o ponto básico em relação as microondas é que elas não atravessam superfícies metálicas, sendo, ao contrário, refletidas, pois o alumínio é um excelente condutor de temperatura).

7) Pode colocar embalagens de alumínio no microondas ? Como funciona?
Clique aqui para visualizar o vídeo de como utilizar o alumínio no microondas com segurança.

Av. Senador Milton Campos, 24 - Vila dos Técnicos
Timóteo - MG